segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Médica coloca seringas contaminadas em muro.

           Cartaz colado em grade de casa do condomínio RK, em Sobradinho, avisa sobre seringas que teriam sangue com HIV (Foto: Reprodução/TV Globo)
           Quem foi que disse que ter estudo é o mesmo de ter inteligência? Perdoe-me, mas tem gente que é retardada! Caro leitor, como você descreveria uma MÉDICA que para evitar assaltos em sua casa, coloca seringas contaminadas com o vírus HIV (AIDS) no muro de sua residência? E mais ainda caro leitor, ela confessa que pegou as seringas no hospital no qual trabalha. É brincadeira ou não é!?
            Eu não sou médico, tenho apenas o ensino médio completo, e uma faculdade de Direito trancada ainda no 2º Semestre; mas creio eu que isso que essa doutora fez não esta dentro do que podemos chamar de ética da medicina. Ela pegou seringas contaminadas do hospital, e com toda certeza isso é ILEGAL! Vai ter que responder processo administrativo por isso (se é que a justiça vai pegar pesado num caso que muitos podem julgar como “simples”), e na minha humilde opinião deveria sofrer alguma penalidade penal, que talvez não ocorra pelo motivo de ter sido em seu muro em um condomínio fechado.
            Você sabia que sua casa pode ser invadida para o bem também? Pois é, em casos de extrema necessidade como emergências. Bombeiros e policiais ou até mesmo um cidadão comum pode invadir a casa para socorrer alguém em estado crítico (dependendo do caso se for bem concreto, pois lembre-se que podemos sofrer penalidades pela ocultação, negligenciando um socorro). Mas suponhas-mos que a casa desta médica pegasse fogo e os bombeiros na rapidez que exige o seu trabalho já chegam e pulam o muro. Teríamos heróis contaminados por uma doença que é incurável segundo a medicina (a médica deve saber bem disso). Ou mesmo crianças para pegar uma bola, uma pipa, etc., poderiam acabar se contaminando (claro que por se tratar de um condomínio fechado seria mais difícil a ocorrência com crianças).
            Mas mesmo que fosse um ladrão o suposto contaminado você acharia certo? No Brasil não existe pena definitiva (não tem pena de morte, prisão perpétua, etc), e você acharia correto punir definitivamente um criminoso tornando-o um soro-positivo? Se você acha que sim, então peço para que você ore a Deus e agradeça por não ter tido dificuldades (ou ter passado por cima delas) sem que tivesse que cair no mundo do crime, pois antes de olhar o bandido olhe para o que o levou a ser assim. O ser humano chagado pela sociedade que só pensa nos mais ricos merece pagar definitivamente dessa forma?
            Tudo bem que a tal pessoa que fez isso é doutora em medicina e não em direito, mas ela deveria saber do que fala o Código Penal Brasileiro sobre Lesão Corporal que pode ser enquadrado no caso (caso tivesse tido ocorrência de contaminados). Pra quem não sabia, ta sabendo agora:
(Código Penal)
Lesão Corporal
Art. 129 - Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano.
Lesão corporal de natureza grave
§ 1º - Se resulta:
I - incapacidade para as ocupações habituais, por mais de 30 (trinta) dias;
II - perigo de vida;
III - debilidade permanente de membro, sentido ou função;
IV - aceleração de parto:
Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos.
§ 2º - Se resulta:
I - incapacidade permanente para o trabalho;
II - enfermidade incurável;
III - perda ou inutilização de membro, sentido ou função;
IV - deformidade permanente;
V - aborto:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 8 (oito) anos.

Perigo para a vida ou saúde de outrem
Art. 132 - Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente:
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, se o fato não constitui crime mais
grave.
Parágrafo único - A pena é aumentada de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um terço) se a exposição
da vida ou da saúde de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a
prestação de serviços em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as
normas legais32.

            Gostaria de ressaltar apenas mais uma coisa. A médica diz que lhe roubaram um cortador de grama, secador de cabelos, e máquina fotográfica, além de uma TV de tela plana. Na boa se isso é motivo pra fazer o que ela fez imagine pessoas que conheço que tem menor poder aquisitivo que uma médica e tiveram suas casas “limpadas” pelos criminosos? E digo mais: Então vai colocar seringa no gabinete de um monte de político que mete a mão nos nossos impostos e não os retorna para o povo (é roubo então). Se a moda pega...