sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mano Menezes demitido! E agora, quem assume?


      A nova gestão da CBF de fato aparenta estar mudando muita coisa dentro da alta cúpula do futebol brasileiro. A nova decisão foi a demissão do técnico Mano Menezes. Como, quase sempre, os técnicos não agradam, deduziria eu que a maioria dos brasileiros festejam a queda do “Mano”.
Galeria Mano Menezes seleção Brasil (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)      Mas, futebolisticamente falando, devemos raciocinar se a demissão do agora ex-treinador da seleção brasileira veio em bom momento. Se avaliarmos todo o histórico do Mano, vamos ver que ele já teve momentos disparadamente piores do que o atual. Contra os grandes não obteve grandes resultados. Mas, ultimamente vinha se recuperando; e, aparentemente, o time já estava formado, tinha um desenho definido dentro de campo. Por isso, julgaria eu precipitada – ou no caso tardia, ou melhor, fora de hora – a demissão de Mano.
      Em contrapartida, se avaliarmos o que a seleção brasileira tem pela frente, diria eu que a demissão veio em boa hora. Logo após o título – inventado talvez para dar mais chances aos jogadores nacionais; mas que, no entanto, a nível de título, não vale muita coisa – Mano sai após grandes críticas dos torcedores. Torcedor sempre critica e nunca está satisfeito, mas até mesmo dentro da CBF Mano não parecia agradar. Prova disso é a sua demissão. Mas porque disse que seria talvez em boa hora se estava por cima e ganhando “título”? Bom, a verdade é que o ano de 2013 tem Copa das Confederações em casa, precedendo a grande Copa do Mundo em 2014. E, se tem que mudar, este era o limite; até para não cometer erros passados da própria seleção.
      Mano não se enquadrava no estilo que o presidente da CBF, José Maria Marin, e, por isso, sua demissão não foi nem cedo nem tarde, mas, no ponto.
      Agora o problema é saber qual o perfil de treinador que o presidente busca. Dizem os jornalistas mais confiáveis que os favoritos são: Muricy Ramalho (que quase assumiu antes de Mano), e que hoje treina o Santos; Tite, treinador do Corinthians; e o grande Luis Felipe Escolari, o Filipão. Desde, talvez o mais em baixa seja Felipão, que apesar do Pentacampeonato conquistado pela seleção brasileira, vem de um recente rebaixamento com o Palmeiras. É bem verdade que Felipão não terminou a temporada treinando o rebaixado Palmeiras, mas boa parte foi treinada por ele. Tite é o que está em maior fase, bom time e, supercampeão da América indo ao Japão disputar o mundial de clubes. Mas, eu apostaria em Muricy se o critério for o merecimento. Uma vez que ele quase foi contratado, e, é multi campeão, tendo títulos que talvez sem sua presença no banco, o clube não ganharia. É o caso, na minha opinião, do Brasileirão de 2008 conquistado no São Paulo.
      Mas, o contrato de Muricy com o Santos tem multa. E creio que a CBF não estaria disposta a pagá-la, e nem o Santos a perdoá-la. Sendo assim, nos grandes nomes, fica Tite como grande opção. Não sei se este tem multa no contrato. Se sim, o caminho está vago para Felipão.
      Qual seu preferido? O meu é Muricy Ramalho.

montagem Seleção Tite Muricy Ramalho e Felipão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Você está satisfeito com o julgamento do mensalão?



       O STF ainda não terminou o julgamento do mensalão, mas, o povo celebra a condenação dos réus como um título de Copa do Mundo de futebol. No entanto, sabemos que a maioria dos réus – e em especial os réus da parte política que era, sem sombra de dúvidas, os mais “queridos” para serem condenados – foram de fato condenados. Mas sinceramente, meu povo brasileiro, você está satisfeito com o julgamento?
      Infelizmente vivemos em um país em que ladrão de galinha ou de qualquer outra coisa para alimentar um filho com fome é condenado pelo crime e paga-se a pena por completo – obviamente sabendo do princípio penal que vela quando o valor do bem roubado é mínimo, por exemplo, roubar uma caneta bic –. Mas não foram todos condenados? Pergunta-me você – Sim, foram todos condenados. Mas a pena “vale a pena”? Uma das maiores vergonhas do Brasil foi o mensalão; e no julgamento a vergonha é o sr Luís Inácio Lula da Silva não ter sido chamado, uma vez que tudo foi feito em sua campanha... Não sabia de nada? Ora pois...
      A “marolinha”, como diria Lula, rendeu uma condenação no mínimo desagradável para os réus (não que alguma condenação agrade os réus, senão a população). Mas, da bancada política, por exemplo, apenas um cumprirá regime fechado. Os outros cumprirão regime semi aberto. Ou seja, fez um pandemônio na política brasileira, e apenas dormirá no seu “hotel 5 estrelas”. Sim, até porque duvido eu que ficarão misturados com a “ralé” da sociedade prisional brasileira. E, o que cumprirá regime fechado, ficará apenas 1 ano. Como assim? Quem comete um crime contra o artigo 157 passa mais tempo na cadeia no regime fechado. O roubo que os PTrálhas fizeram foi maior, e mataram muito mais, mataram a sociedade. E você acha que a condenação de José Dirceu (PT) a 10 anos e 10 meses de prisão, tendo apenas 1  e 5 meses a ser cumprido em regime fechado é o bastante? Eu não acho justo, mas eu não sou juiz e nem legislador. Aliás, o ‘legislador’ foi condenado.
      Mas, sinceramente, pelo menos não acabou em pizza. Só espero que como com os “grandes presidiários” que comandam o tráfico e o grande terror nas cidades de dentro do presídio, tomara que os mesmos não continuem na corrupção mesmo sendo condenados. Até porque em regime fechado traficante comanda, corrupto em semi-aberto faz uma pizzaria.
      E para finalizar, caro leitor, seja sincero: Você acha que algum dos mensaleiros (ao menos dos grandes petistas) irá ficar em uma cela dessa?





Links sobre o julgamento do mensalão: http://direito.folha.uol.com.br/1/post/2012/11/mensalo-cela-especial-s-antes-da-condenao.html

http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2012/11/em-nota-pt-diz-que-julgamento-do-mensalao-foi-politico.html

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/jose-genoino/

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Alagamentos: já parou para pensar que a culpa também pode ser sua?


Internauta flagrou carros e ônibus submersos em alagamento na W3 Norte, na altura da 511. (Foto: Jackeline Morais)     
Na época de chuva é normal vermos grandes alagamentos, deixando as cidades em situações caóticas. Neste tempo, talvez mais comum do que as chuvas e alagamentos, seja a velha desculpa: “A culpa é do governo”. Mas será mesmo que somente o governo tem culpa? Obviamente que uma boa fatia deste bolo pertence ao governo, mas não o bolo todo.
      Nas grandes cidades, com grandes populações, tudo cresce; as cidades cada vez mais se expandem. Muitas das vezes sem uma estrutura devida. Talvez isso seja culpa do governo que não dá a devida importância para a população que paga seus impostos. Neste caso, o governo sempre diz: “está chovendo, não posso fazer obras na chuva”; porém, quando passa a chuva, onde está? Sumiu!
      Na tarde desta segunda,19, aconteceu um grande alagamento nunca visto antes em Brasília. Cenas terríveis de pessoas tendo que ser resgatadas por bombeiros; carros boiando, ônibus ilhados... Um verdadeiro caos. Até pessoas a nado foi visto.
      Logo, surgiram os já conhecidos comentários atacando o Governador Agnelo Queiroz. De fato, a administração dele não está lá essas coisas – eu diria até que está tão caótica quanto o referido alagamento -; porém, a culpa não pode ser depositada apenas na conta do governador. Infelizmente, talvez a nível nacional, nós temos uma população mal educada e egocêntrica até em questões políticas. Só ela está certa, vota nulo e reclama do governo – não digo que não deve reclamar, mas digo que antes de reclamar deveria fazer alguma coisa para mudar, e o que faz é “xingar muito no twitter”-, mas o egocentrismo, que a faz olhar somente para si – no sentido de ver apenas “qualidades” – não a deixa ver que talvez boa parte dos alagamentos das grandes cidades foi culpa dela. Como? – indaga muita gente, com certeza. Ora, já reparou que aonde tem bueiro, normalmente está entupido? Quem jogou aquele lixo ali? Você ou Agnelo ou qualquer governador?
      Tem gente que é tão ruim para compreender isso, que talvez diga que um papel de balinha não causa este dano. Mas 3 milhões de papéis todos os dias sim. E sabemos que não é somente papel de balinha o problema; temos também garrafas, caixas, pneus, isopor, etc. Lixo é o que não falta em bueiros. E quem fez isso? O governador? (só se tiver feito em época de campanha – isso falando de localidades mais periféricas – afinal, tem governo que só dá as caras em comunidades pobres em época eleitoral)
      Acho que devemos de nos comportar como animais – aliás, animal nenhum faz isso, só o ser humano que destrói até seu próprio habitat – e passar a jogar o lixo no lixo. Deixar de colocar a culpa nos outros e ver sua respectiva contribuição para o mal da sociedade. Parece que as pessoas vivem só, podem fazer o que quiser. No entanto, vivemos em sociedade. Se quiser viver alagado, monte uma piscina na sua casa e mergulhe, encha de água a sua casa. Agora não me venha ficar jogando lixo, que talvez não seja o principal motivo, mas agrava os alagamentos.
      No caso especifico da Asa Norte em Brasília, tem o problema de a rede de drenagem ser praticamente inexistente. Essa é uma culpa do governo. E só após o alagamento saiu a verba, já se fala em obras... Coincidência? Mas enfim, espero que minimize o problema por lá.
      Mas, gostaria de deixar um questionamento para a população de Brasília: Será que as obras do bairro do noroeste não tem culpa no cartório? Obras que de ecológico não tem nada. Se fosse ecológico não teria nem começado. Enfim, fica pra cada um pensar...
      Ps: O  homem quer ser Deus, até previsão de chuva fazem. A prova, neste contexto, que Deus existe e é poderoso é essa: preveem, mas a visão é falha, Deus é imperscrutável. Querem até clonar o homem, querendo ser Deus para criar a vida, porém, são imcapazes de evitar a guerra, ou mesmo de evitar um alagamento.

      Ps²: Acesse também: http://catolicoargrade.blogspot.com/