sexta-feira, 29 de abril de 2011

Brasília, Capital da Omissão

Foto: http://comentesobre.blogspot.com/2010/05/mendigo-na-rodoviaria-do-plano-piloto.html
             


             Aqui além da mistura dos imigrantes de todo o país, tem a mistura da grande desigualdade social. Brasília é talvez aonde se encontra a maior desigualdade social do país. E é também o lugar onde as pessoas de outros estados olham e pensam em política, dinheiro, corrupção e mais dinheiro. No entanto, Brasília está cheia de periferias ao redor, Brasília vai além do Logo Sul ou Park Way, por exemplo, Brasília é também Santa Maria, Gama, Samambaia, Planaltina, Ceilândia, São Sebastião, Recanto das Emas, etc e tal. O povo de fora olha tanto a Esplanada dos Ministérios cheia de políticos e se esquecem de olhar pra periferia chorando a miséria.
            Deve-se reconhecer que talvez pelo fato de aqui ser a capital do país, as coisas podem ser menos piores do que em outros lugares. Porém, tem o seu lado negativo, o fato de ser capital e ter sempre uma visão de política, Brasília sempre consegue mascarar seus defeitos, seus absurdos, seus crimes humanitários. Quando falamos de Câmara, Senado esquecemos de falar dos Hospitais sem médicos aonde o pobre morre e só quem liga pra isso são os agentes funerais que brigam pelo corpo; esquecemos das escolas com falta de professores todo inicio de ano letivo, aonde aluno faz guerra e tráfico dentro da escola; esquecemos de falar da polícia corrupta que faz segurança particular; esquecemos de falar do tráfico de drogas que existe em Brasília e que mata muita gente nessa “brincadeira”; esquecemos de falar dos mendigos, dos usuários de droga, do pobre lascado, do desempregado, do marginal, do que passa fome; esquecemos de falar “pessoas de verdade”.
            Fala-se tanto de “caixa de pandora” e nós mesmo de Brasília esquecemos de falar da “caixa de fósforo” que são os micro-ônibus de Brasília que faz as linhas entre as satélites. Ônibus com cerca de 16 acentos carregam muito mais de 35 ou 40 pessoas que viajam espremidos, tem gente que vai quase caindo no motorista. Brasília é como qualquer grande cidade do Brasil, o pobre se lasca e o rico ganha em cima de tudo. O trânsito de Brasília é caótico, já esta no estilo São Paulo (guardada as devidas proporções é claro).
            O crime em Brasília cresce e a culpa é de quem? Do pai? Ou do Governo que é omisso e não põe creches o suficiente, escolas o suficiente (escolas nem tanto, até que não falta como em outros lugares), mas a questão é o pós escola. Cadê os projetos sociais que dão lazer, como por exemplo, as tão famosas escolinhas de futebol? Na verdade elas só existem por 1 ano, e de preferência perto das eleições; e com isso a mulecada vai se divertir na droga.
            O Distrito Federal é como qualquer outro lugar, mas o que me entristece é que aqui além de ser conhecida como a Capital do Rock para os Roqueiros, Capital do Espírito Santo para as Católicos, Capital do Rap pra quem curte, hoje vemos Brasília como a Capital da omissão. E pra vocês políticos brasilienses e brasileiros que não sabem, OMISSÃO mata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário