quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Alagamentos: já parou para pensar que a culpa também pode ser sua?


Internauta flagrou carros e ônibus submersos em alagamento na W3 Norte, na altura da 511. (Foto: Jackeline Morais)     
Na época de chuva é normal vermos grandes alagamentos, deixando as cidades em situações caóticas. Neste tempo, talvez mais comum do que as chuvas e alagamentos, seja a velha desculpa: “A culpa é do governo”. Mas será mesmo que somente o governo tem culpa? Obviamente que uma boa fatia deste bolo pertence ao governo, mas não o bolo todo.
      Nas grandes cidades, com grandes populações, tudo cresce; as cidades cada vez mais se expandem. Muitas das vezes sem uma estrutura devida. Talvez isso seja culpa do governo que não dá a devida importância para a população que paga seus impostos. Neste caso, o governo sempre diz: “está chovendo, não posso fazer obras na chuva”; porém, quando passa a chuva, onde está? Sumiu!
      Na tarde desta segunda,19, aconteceu um grande alagamento nunca visto antes em Brasília. Cenas terríveis de pessoas tendo que ser resgatadas por bombeiros; carros boiando, ônibus ilhados... Um verdadeiro caos. Até pessoas a nado foi visto.
      Logo, surgiram os já conhecidos comentários atacando o Governador Agnelo Queiroz. De fato, a administração dele não está lá essas coisas – eu diria até que está tão caótica quanto o referido alagamento -; porém, a culpa não pode ser depositada apenas na conta do governador. Infelizmente, talvez a nível nacional, nós temos uma população mal educada e egocêntrica até em questões políticas. Só ela está certa, vota nulo e reclama do governo – não digo que não deve reclamar, mas digo que antes de reclamar deveria fazer alguma coisa para mudar, e o que faz é “xingar muito no twitter”-, mas o egocentrismo, que a faz olhar somente para si – no sentido de ver apenas “qualidades” – não a deixa ver que talvez boa parte dos alagamentos das grandes cidades foi culpa dela. Como? – indaga muita gente, com certeza. Ora, já reparou que aonde tem bueiro, normalmente está entupido? Quem jogou aquele lixo ali? Você ou Agnelo ou qualquer governador?
      Tem gente que é tão ruim para compreender isso, que talvez diga que um papel de balinha não causa este dano. Mas 3 milhões de papéis todos os dias sim. E sabemos que não é somente papel de balinha o problema; temos também garrafas, caixas, pneus, isopor, etc. Lixo é o que não falta em bueiros. E quem fez isso? O governador? (só se tiver feito em época de campanha – isso falando de localidades mais periféricas – afinal, tem governo que só dá as caras em comunidades pobres em época eleitoral)
      Acho que devemos de nos comportar como animais – aliás, animal nenhum faz isso, só o ser humano que destrói até seu próprio habitat – e passar a jogar o lixo no lixo. Deixar de colocar a culpa nos outros e ver sua respectiva contribuição para o mal da sociedade. Parece que as pessoas vivem só, podem fazer o que quiser. No entanto, vivemos em sociedade. Se quiser viver alagado, monte uma piscina na sua casa e mergulhe, encha de água a sua casa. Agora não me venha ficar jogando lixo, que talvez não seja o principal motivo, mas agrava os alagamentos.
      No caso especifico da Asa Norte em Brasília, tem o problema de a rede de drenagem ser praticamente inexistente. Essa é uma culpa do governo. E só após o alagamento saiu a verba, já se fala em obras... Coincidência? Mas enfim, espero que minimize o problema por lá.
      Mas, gostaria de deixar um questionamento para a população de Brasília: Será que as obras do bairro do noroeste não tem culpa no cartório? Obras que de ecológico não tem nada. Se fosse ecológico não teria nem começado. Enfim, fica pra cada um pensar...
      Ps: O  homem quer ser Deus, até previsão de chuva fazem. A prova, neste contexto, que Deus existe e é poderoso é essa: preveem, mas a visão é falha, Deus é imperscrutável. Querem até clonar o homem, querendo ser Deus para criar a vida, porém, são imcapazes de evitar a guerra, ou mesmo de evitar um alagamento.

      Ps²: Acesse também: http://catolicoargrade.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário