sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mano Menezes demitido! E agora, quem assume?


      A nova gestão da CBF de fato aparenta estar mudando muita coisa dentro da alta cúpula do futebol brasileiro. A nova decisão foi a demissão do técnico Mano Menezes. Como, quase sempre, os técnicos não agradam, deduziria eu que a maioria dos brasileiros festejam a queda do “Mano”.
Galeria Mano Menezes seleção Brasil (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)      Mas, futebolisticamente falando, devemos raciocinar se a demissão do agora ex-treinador da seleção brasileira veio em bom momento. Se avaliarmos todo o histórico do Mano, vamos ver que ele já teve momentos disparadamente piores do que o atual. Contra os grandes não obteve grandes resultados. Mas, ultimamente vinha se recuperando; e, aparentemente, o time já estava formado, tinha um desenho definido dentro de campo. Por isso, julgaria eu precipitada – ou no caso tardia, ou melhor, fora de hora – a demissão de Mano.
      Em contrapartida, se avaliarmos o que a seleção brasileira tem pela frente, diria eu que a demissão veio em boa hora. Logo após o título – inventado talvez para dar mais chances aos jogadores nacionais; mas que, no entanto, a nível de título, não vale muita coisa – Mano sai após grandes críticas dos torcedores. Torcedor sempre critica e nunca está satisfeito, mas até mesmo dentro da CBF Mano não parecia agradar. Prova disso é a sua demissão. Mas porque disse que seria talvez em boa hora se estava por cima e ganhando “título”? Bom, a verdade é que o ano de 2013 tem Copa das Confederações em casa, precedendo a grande Copa do Mundo em 2014. E, se tem que mudar, este era o limite; até para não cometer erros passados da própria seleção.
      Mano não se enquadrava no estilo que o presidente da CBF, José Maria Marin, e, por isso, sua demissão não foi nem cedo nem tarde, mas, no ponto.
      Agora o problema é saber qual o perfil de treinador que o presidente busca. Dizem os jornalistas mais confiáveis que os favoritos são: Muricy Ramalho (que quase assumiu antes de Mano), e que hoje treina o Santos; Tite, treinador do Corinthians; e o grande Luis Felipe Escolari, o Filipão. Desde, talvez o mais em baixa seja Felipão, que apesar do Pentacampeonato conquistado pela seleção brasileira, vem de um recente rebaixamento com o Palmeiras. É bem verdade que Felipão não terminou a temporada treinando o rebaixado Palmeiras, mas boa parte foi treinada por ele. Tite é o que está em maior fase, bom time e, supercampeão da América indo ao Japão disputar o mundial de clubes. Mas, eu apostaria em Muricy se o critério for o merecimento. Uma vez que ele quase foi contratado, e, é multi campeão, tendo títulos que talvez sem sua presença no banco, o clube não ganharia. É o caso, na minha opinião, do Brasileirão de 2008 conquistado no São Paulo.
      Mas, o contrato de Muricy com o Santos tem multa. E creio que a CBF não estaria disposta a pagá-la, e nem o Santos a perdoá-la. Sendo assim, nos grandes nomes, fica Tite como grande opção. Não sei se este tem multa no contrato. Se sim, o caminho está vago para Felipão.
      Qual seu preferido? O meu é Muricy Ramalho.

montagem Seleção Tite Muricy Ramalho e Felipão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário