quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Você está satisfeito com o julgamento do mensalão?



       O STF ainda não terminou o julgamento do mensalão, mas, o povo celebra a condenação dos réus como um título de Copa do Mundo de futebol. No entanto, sabemos que a maioria dos réus – e em especial os réus da parte política que era, sem sombra de dúvidas, os mais “queridos” para serem condenados – foram de fato condenados. Mas sinceramente, meu povo brasileiro, você está satisfeito com o julgamento?
      Infelizmente vivemos em um país em que ladrão de galinha ou de qualquer outra coisa para alimentar um filho com fome é condenado pelo crime e paga-se a pena por completo – obviamente sabendo do princípio penal que vela quando o valor do bem roubado é mínimo, por exemplo, roubar uma caneta bic –. Mas não foram todos condenados? Pergunta-me você – Sim, foram todos condenados. Mas a pena “vale a pena”? Uma das maiores vergonhas do Brasil foi o mensalão; e no julgamento a vergonha é o sr Luís Inácio Lula da Silva não ter sido chamado, uma vez que tudo foi feito em sua campanha... Não sabia de nada? Ora pois...
      A “marolinha”, como diria Lula, rendeu uma condenação no mínimo desagradável para os réus (não que alguma condenação agrade os réus, senão a população). Mas, da bancada política, por exemplo, apenas um cumprirá regime fechado. Os outros cumprirão regime semi aberto. Ou seja, fez um pandemônio na política brasileira, e apenas dormirá no seu “hotel 5 estrelas”. Sim, até porque duvido eu que ficarão misturados com a “ralé” da sociedade prisional brasileira. E, o que cumprirá regime fechado, ficará apenas 1 ano. Como assim? Quem comete um crime contra o artigo 157 passa mais tempo na cadeia no regime fechado. O roubo que os PTrálhas fizeram foi maior, e mataram muito mais, mataram a sociedade. E você acha que a condenação de José Dirceu (PT) a 10 anos e 10 meses de prisão, tendo apenas 1  e 5 meses a ser cumprido em regime fechado é o bastante? Eu não acho justo, mas eu não sou juiz e nem legislador. Aliás, o ‘legislador’ foi condenado.
      Mas, sinceramente, pelo menos não acabou em pizza. Só espero que como com os “grandes presidiários” que comandam o tráfico e o grande terror nas cidades de dentro do presídio, tomara que os mesmos não continuem na corrupção mesmo sendo condenados. Até porque em regime fechado traficante comanda, corrupto em semi-aberto faz uma pizzaria.
      E para finalizar, caro leitor, seja sincero: Você acha que algum dos mensaleiros (ao menos dos grandes petistas) irá ficar em uma cela dessa?





Links sobre o julgamento do mensalão: http://direito.folha.uol.com.br/1/post/2012/11/mensalo-cela-especial-s-antes-da-condenao.html

http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2012/11/em-nota-pt-diz-que-julgamento-do-mensalao-foi-politico.html

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/jose-genoino/

Nenhum comentário:

Postar um comentário