domingo, 13 de fevereiro de 2011

Violencia no Futebol


Carlos Padeiro/UOL       
      A violência no meio futebolístico tem sido o assunto na grande mídia esportiva; mais precisamente a torcida do Corinthians com seus manifestos violentos e ameaças para jogadores e dirigentes. Isso acontece e não é de hoje, e não só no Corinthians, em praticamente todas as torcidas de clubes considerados grandes acontecem esses casos de vandalismos.
       Qual a causa para uma atitude drástica como essa? Talvez a maior e principal causa seja a grande ilusão que o futebol lhe ofereceu, cria-se muita expectativa no time, sonhos de títulos, jogadores consagrados, e acontece uma decepção como foi no caso corintiano. Mas isso não se justifica a violência e as ameaças, isso é coisa de marginal, isso não é torcida organizada, e sim marginal organizados. (Não me referi a todas as torcidas, e nem a própria TO do Corinthians, apenas é um fato que sempre tem um bandido infiltrado no meio dos torcedores. Até no Congresso Nacional tem os seus.)
       Mas a torcida tem razão em certa parte, porque o futebol é paixão, emoção. E alguns jogadores e dirigente vendem uma ilusão muito grande pro torcedor. E a reação vai ser essa mesmo. Porém destruir o patrimônio do clube já é demais, até porque ele vai querer ver o time lá em cima, e com o patrimônio danificado como que o clube vai se reerguer? Sem o apoio da torcida como que o clube vai se levantar dentro de campo?
       E pra que ameaçar jogador e dirigente? Atentar contra a vida das pessoas é muito ridículo, ainda mais sendo de futebol. O esporte vive de um perde e ganha, nunca se dá pra ganhar sempre. Exemplo o São Paulo, que depois de sete Libertadores seguidas, está fora em 2011, e ainda com dois anos sem ganhar título algum. A gente tem que se preocupar e cobrar mais da atuação dos nossos governantes, do que dos jogadores de futebol.
       Quem sabe ainda um dia teremos uma paz nos estádios, teremos a certeza de que iremos ver um espetáculo da bola, e não um campo de guerra das torcidas. Moro em Brasília e futebol aqui é fraco, única vez que fui ao estádio de futebol pra ver um jogo oficial teve um jovem morto. Vamos dar um basta nisso tudo, vamos ter mais fervor em procurar a Deus e deixar essas coisas que não nos leva a nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário