domingo, 6 de março de 2011

Futebol X Dinheiro

        
O futebol vive da paixão e da emoção, porém esta sendo muito difícil imaginar o futebol vivendo sem o dinheiro. O mundo esta cada vez mais capitalista, e no futebol não é diferente, o dinheiro que envolve o mundo da bola é inimaginável para muitos. Se isso é bom ou ruim a resposta eu não tenho, pois por um lado melhora o espetáculo, e da a chance para muitos jogadores terem uma vida financeira estabilizada para si e para a família.
         Infelizmente isso também atrai a corrupção entre os cartolas, aonde já tivemos vários exemplos de problemas envolvendo os “manda-chuvas” do futebol, trazendo uma vergonha incrível para o esporte. Tudo envolve dinheiro, ou porque será que Juvenal Juvêncio, Presidente do São Paulo Futebol Clube, briga tanto para continuar na presidência do clube e pela abertura da Copa no Morumbi? A resposta é dinheiro! Tantos jogadores (outros até crianças ainda) com empresários, controlando toda carreira, por quê? A resposta é dinheiro!
         E o dinheiro sobe tanto na cabeça do jogador que vemos hoje grandes exemplos de jogadores que juram amor ao clube, mas joga um jogo acima da média e é bem falado pela imprensa, que começa logo a fazer bico por aumento, e fala em querer ir pra Europa, e a mesma ladinha de sempre.
         É incrível como antigamente o salário era muito menor, porém os jogadores jogavam por amor ao clube, e principalmente por amor ao futebol. Hoje, porém muitos jogam por amor ao dinheiro, os próprios pais dos jogadores vêem os filhos como “prêmio de loteria”, a fortuna fácil, o atalho pra vida boa. E os jogadores levam esse anseio de ganhar dinheiro alto no futebol, muitas vezes influenciados por empresários, exemplo Oscar que hoje joga no Inter de Porto Alegre, que quando jogava no São Paulo jurava amor ao clube, porém bastou um aperto de empresário e o jogador rapidamente forçou seu desligamento do clube e foi para o Inter.
         Tantos jogadores querendo aumento salarial, isso irrita muito, porque eles acham que 100 mil reais por mês é pouco. Pouco é um trabalhador que ganha um salário mínimo por mês, e tem que se contentar com aumento de 5 reais. E mais ainda, que não gasta dinheiro em farra como vemos muitos casos mundão a fora. Tem jogador que chora pra ir pra Europa pra ganhar mais, 300 mil aqui no Brasil é pouco? Mundo capitalista demais, o povo fica alienado e ganhar dinheiro é a razão do viver de muita gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário