segunda-feira, 9 de abril de 2012

'Marra' de Racionais MC's garante a rappers encerramento do festival


Lívia MachadoDo G1, em São Paulo
Graças ao atraso de 1h10 e alguma confusão nos bastidores, o Racionais MC's acabou se tornando, na prática, a atração que encerrou o Lollapalooza BR - posto de maior prestígio em uma escalação de festival. Os músicos paulistas subiram ao palco Perry quando a banda inglesa Arctic Monkeys, escalada para fechar o evento, já tocava há quase meia hora. Racionais encerrou sua apresentação às 23h em ponto, horário-limite do evento. Os ingleses desceram do palco 12 minutos antes.

Antes de os músicos subirem no palco, o Multishow, que transmite as atrações do festival, anunciou que o grupo não autorizou que sua apresentação fosse transmitida pela TV nem pela internet.
Racionais (Foto: Flavio Moraes/G1)Racionais MC's sobem ao palco após atraso de mais de 1 hora (Foto: Flavio Moraes/G1)

Sob vaias de um publico visivelmente irritado, os Racionais MC´s começaram o show no palco Perry sem justificar o atraso. Antes da apresentação, o DJ KL Jay bem que tentou promover um clima de balada, tocando músicas dançantes para manter acalmar os ânimos da plateia, que após 30 minutos de espera, atirava copos, papel e glowstick no palco, na esperança de uma explicação.
As projeções nos três telões do cenário foram testadas diversas vezes, assim como o som e os microfones. Às 9h55 Mano Brown e sua trupe entraram no palco com mais 15 figurantes, todos vestidos de preto. Cantaram os principais sucessos e converteram a revolta do público em devoção.
Em “Jesus chorou”, “O homem na estrada”,“Negro drama” e "Vida louca" os fãs ignoraram o problema inicial e endossaram o coro dos rappers. Os grandes hits do grupo foi mesclado com novas composições, que devem fazer parte do novo CD dos Racionais, com lançamento previsto para este ano.
Mano Brow manteve seu tradicional discurso político social durante toda a apresentação e não poupou elogio ao Partido dos Trabalhadores (PT). “Minha geração de rapper só queria eleger o Lula. E agora, o que queremos?” Ele ainda mencionou a aceitação positiva do governo Dilma nas últimas pesquisas e conversou com o senador Suplicy, presente no show, durante toda a apresentação.Mandou mensagens aos novos rapperes e questinou qual o papel da vertente após a manutenção do PT no poder.
“Agora queremos dinheiro, todo mundo de Ferrari. O poder vai sair do domínio dos americanos para as mãos verde e amarelas.” Além das apologias à política de esquerda, o show foi coreografado. Mais de 15 homens no palco, apresentados como a família completa dos Racionais, mostraram desenvoltura e gingado. Dançante, a performance ainda contou com boas exibições da barriga tanquinho de Mano Brown.
 
***
Comentário:   
É dito por alguns fãs - por vezes quase devotos - do Racionais Mc's, que eles - em especial Mano Brow - se venderam. É óbvio, e não é meu dever julgar certo ou errado, que cada cidadão tem que conseguir o seu sustento. O sustento dos caras é a música. Racionais Mc's é a forma de ganhar dinheiro e de sobreviver que eles têm. Mas em contrapartida, as vezes vemos que de fato o grupo se empenhou tanto em falar do sistema, que hoje faz parte desse sistema.
   Não quero me prender a falar do atraso deles no dito show. Nem dizer se foi "marra" ou algum problema técnico de fato (como fala a reportagem do G1). Mas o fato como já dito no blog, o Racionais tornou-se um ícone do Rap Nacional. Mesmo quem não goste de Rap já ouviu um pedaço de uma música ou apenas o nome "Racionais". Fala-se de Rap, logo alguém começa a cantar a primeira rima de "Nego Drama". Mas, o grupo acaba por se manchar pela envolvimento árduo na política. Não que isso seja de todo um mau. Porém, muitas vezes a imagem de um grupo não é mais a da música e sua história, mas o partido e as políticas nas quais se envolvem.
  Cada um é livre pra ter seu partido político e aderir as suas ideologias. Mas exaltarei aqui a minha opinião (pois sou livre também para opinar). O PT, hoje, é o câncer do Brasil. E o grupo - em especial o Brow - defendendo tanto o partido e seu péssimo governo, só mostra o quanto estamos lascados. A própria Igreja Católica - errada ou não - apoiou o PT em tempos distantes; mas hoje a mesma não apoia pelas ideologias Comunistas do partido, e é perseguida pelo partido e seu governo. Será isso o medo deles: ser perseguido pelo Governo? Ou tristemente aderiram a ideologia do PT? Como disse cada um é livre para fazer suas escolhas; e eu sou livre pra escolher ficar longe da coja do PT, que aprova o aborto, eutanásia, casamento homossexual, perca da propriedade privada, fim do direito de expressão, e vários outros absurdos. Este último citado, por exemplo, afetaria diretamente o grupo Racionais Mc's.
   É de se admirar que o grupo que tanto se dizia defender o pobre, o favelado, o afrodescendente, as pessoas que estão as margens da sociedade, hoje mantenha o apoio ao Partido dos Trabalhadores (PT) que nada tem mudado de concreto na vida do mais sofredor. As escolas estão sucateadas, os hospitais e postos de saúde em completo abandono e sob negligência. Segurança zero. O país em um tremendo caos, e o Governo Federal enviando um enorme fortuna para Cuba. E fora a Copa do Mundo que os gastos já aumentaram de forma abusiva do que era previsto desde o inicio. A única coisa que não aumenta de fato do que era na previsão é o real investimento na saúde e na educação desse país que se encaminha para uma nação que forma retardados curvados ao sistema comunista que o PT quer implantar.  (Aliás falando da Copa do mundo, a princípio diziam que não ia ser usado nenhum centavo de dinheiro público: pegadinha do malandro?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário