sábado, 28 de abril de 2012

Ministro participa de audiência sobre situação das obras de mobilidade para a Copa de 2014

Na última quarta-feira, o ministro Valmir Campelo participou de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados para discutir a situação das obras de mobilidade urbana no Brasil visando a Copa do Mundo de 2014. 

Campelo destacou que o TCU já promoveu uma economia de aproximadamente R$ 600 milhões aos cofres públicos por meio de trabalho preventivo e educativo. Segundo ele, nenhuma obra relativa à Copa foi paralisada por determinação do tribunal.

O ministro ressaltou que a maior preocupação do TCU é que, ao final da Copa de 2014, o Brasil receba uma herança correspondente às necessidades reais da população. As obras servirão não só para a Copa do Mundo, mas, principalmente, para o desenvolvimento das cidades. Por causa do evento, elas estão sendo apenas antecipadas, mas acredito que se deva fazer mais. É preciso, para tanto, um orçamento. Temos de criar uma cultura de orçamentos corretos para, a partir daí, se fazer obras legais, disse. 

Ele afirmou, ainda, que acredita no potencial e na capacidade do Brasil de fazer grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo.
Entre os assuntos discutidos na audiência, destaca-se a execução, até o momento, de somente 5,6% das obras previstas e o fato de cinco cidades ainda nem terem iniciado construções voltadas à mobilidade urbana. São elas: Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Salvador e São Paulo. De acordo com dados apresentados pela comissão, 70% das obras apresentam alteração nos valores iniciais enquanto 79% apresentam modificação de cronograma que implicará atraso de mais de seis meses para o início das obras. Campelo alertou que obras iniciadas e terminadas às pressas podem abrir caminho para erros, desvios e sobrepreços. 

O presidente da mesa e autor do requerimento da audiência, deputado Domingos Neto (PSB-CE), juntamente com os outros parlamentares, elogiou o trabalho do TCU e ressaltou a importância do órgão em benefício à legalidade e transparência no âmbito político-social brasileiro: Esses encontros são fundamentais para podermos conhecer de perto as dificuldades encontradas e ajudar o tribunal no que for preciso.


Fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/noticia.asp?idnoticia=92105
(Grifos nosso)


***

Comentário:

As obras da Copa do mundo têm se tornado uma vergonha para o Brasil. Na verdade, creio que só para o povo brasileiro, porque para a FIFA e os turistas que aqui virão para ver a Copa pouco se importam. De início diziam que não seria usado nenhum centavo de dinheiro público nas obras. Hoje vemos que já não é bem assim. E pior, como diz em negrito no texto: 70% das obras tiveram alteração no valor inicial. E claro, sabemos que não alterou para baixo. Mas sim, magicamente, subiu absurdamente. Enquanto nossas escolas e hospitais estão sucateados, o Governo Federal e estadual queima dinheiro em algo que beneficia a todos, menos o povo brasileiro que precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário